Temos duas maneiras pela qual a nossa mente se relaciona com o mundo:
– Modo Atuante é eficiente para resolver problemas e realizar tarefas. Mas é muito fácil ficar preso num ciclo vicioso de sofrimento e aflição, porque as pessoas acreditam que, preocupando-se o suficiente, acabarão encontrando uma solução.
Os sentimentos negativos persistem quando esse modo Atuante da mente se oferece para ajudar, mas em vez disso acaba aumentando as dificuldades que você estava tentando superar.
Mas existe uma alternativa. Nossa mente tem outra maneira de se relacionar com o mundo: o Modo Existente. Assemelha-se a uma mudança de perspectiva. Ela nos permite ver como a mente tende a distorcer a “realidade” e nos ajuda a eliminar o hábito de pensar, analisar e julgar demais. Com ela, podemos experimentar o mundo de forma direta, vendo qualquer dificuldade de um novo ângulo e enfrentando os obstáculos de maneira bem diferente.
Deixamos de depender das circunstâncias externas para encontrar a felicidade, o contentamento e o equilíbrio. Voltamos a ter o controle de nossa própria Vida.
As Sete Características dos Modos Atuante e Existente
- Piloto Automático x escolha consciente
O modo existente – ou atento – nos permite voltar a ter consciência de nossa vida. Proporciona a capacidade de nos conectarmos com nós mesmos.
- Analisar x Sentir
A correria do mundo nos absorve de tal forma que destrói nossa percepção do agora, nos força a viver mais no mundo dos nossos pensamentos do que no mundo real. Estar plenamente atento é entrar em contato com seus sentidos, de modo que possa ver, ouvir, tocar, cheirar e degustar as coisas que você já conhece como se fosse a primeira vez.
- Lutar x aceitar
O modo atuante envolve julgar e comparar o mundo “real” com o mundo que idealizamos em nossos sonhos e pensamentos. O modo existente nos convida a suspender o julgamento temporariamente. Significa ficar de lado por um momento e observar o mundo e a vida se desenrolando, permitindo que as coisas sejam como são.
- Ver os pensamentos como reais x tratá-los como eventos mentais
A atenção plena nos ensina que pensamentos não passam de pensamentos. São eventos criados pela mente. Costumam ser valiosos, mas não são “você” .
- Evitar x aproximar-se
O modo existente convida você a se “aproximar” das coisas que sente vontade de evitar. Instiga-o a se interessar por seus estados mentais mais difícieis – medo, tristeza, fadiga etc.
- Viagem no tempo mental x permanecer no momento presente
Quando você está sob estresse, tende a se lembrar somente das coisas ruins, traumáticas. A Atenção plena treina a mente para que você conscientemente “veja” seus pensamentos quando ocorrerem. Você consegue impedir a dor de reviver o passado e de se preocupar com o futuro.
- Atividades exaustivas x tarefas revigorantes
O modo existente restaura o equilíbrio, ajudando –o a identificar as atividades que o revigoram e aquelas que o esgotam. Ele o faz perceber que precisa de tempo e proporciona a coragem para tal. Ensina você a lidar com a inevitáveis tarefas do dia a dia.
Analise cuidadosamente estas 7 características e veja em qual delas você se encontra: mais nas características do modo atuante ou do modo existente.
Faça o download do exercício Atenção Plena do corpo e da respiração. Link para download: https://goo.gl/HaRvez
Vai te ajudar muito a ficar no modo existente.