A luz e a cor são elementos básicos para a vida. As cores tem a capacidade de promover relaxamento ou estímulos , influenciando a conduta da pessoa. É conhecido que determinadas cores geram sensações que se transformam em secreções glandulares e alterações na pressão sanguínea.
Escolha as cores preferidas e procure se acercar delas, ou busque na natureza os tons que o ajudem mais em seu estado de ânimo:
Vermelho – cor penetrante que favorece a descarga de adrenalina, eleva a pressão arterial e estimula o fluxo sanguíneo. Impulsiona à atividade e ao dinamismo. Aconselhável para pessoas de baixa autoestima e tímidas.
Laranja – mistura de vermelho e amarelo. Induz ao otimismo e à atividade. Cor energética, brilhante e delicada.
Amarelo – ideal para pessoas deprimidas por sua luminosidade. Acolhedora quando se mistura a algum tom vermelho. Sua alegria também induz ao otimismo. O excesso, como o da luz, produz cansaço.
Verde– apresenta grande harmonia, formada pelo azul e amarelo, que contribui para o estado de ânimo tranquilo. É a cor da natureza na qual encontramos paz e remédio para o estresse.
Azul – cor suave que induz à tranquilidade e ao relaxamento. Reduz a pressão sanguínea e relaxa o metabolismo. Quando uma pessoa se sente nervosa, é recomendável que se aproxime de objetos com tons azuis.
Púrpura – muito utilizada nos meios religiosos, pois induz ao silêncio, paz de espírito e concentração. A exposição excessiva a essa cor pode causar depressão porque provoca timidez.
Branco – ao contrário do preto, contêm todas as cores na mesma proporção. É portanto, sinônimo de equilíbrio. Destaca os defeitos e inspira sensação de pureza e simplicidade.
– Preto – na realidade, é a ausência de cor. Indica sobriedade, pouco colorido e , consequentemente disciplina e autodeterminação. Inspira abatimento porque, como todas as cores escuras, é a que mais dá a sensação de diminuição de espaço, causando desconforto, bem como o entristecimento.
Agora que você conhece um pouco mais sobre as cores, que tal usufruir dessas cores para as roupas também. Fica a dica!