Atenção Plena e Piloto Automático

A Atenção Plena nos encoraja a romper com hábitos de pensamentos e comportamentos que nos impedem de aproveitar plenamente a vida.

Quantas vezes você já percebeu como os seus pensamentos saltitam de um assunto para outro.

Você se fixa em uma  tarefa que precisa fazer, depois pensa em mandar um e-mail,  lembra que esqueceu de ligar para  o cartão, pega o celular , vê a mensagem que sua amiga mandou, começa um bate papo…quando percebe precisa sair para ir ao dentista! Será que você está com uma memória ruim?

Nada disso! Está apenas vivendo no “piloto automático”, sua mente foi sequestrada pelas preocupações diárias. Esse é um problema que todos nós conhecemos bem.

O piloto automático fica sobrecarregado com o excesso de informações. Ficamos cansados, ansiosos, furiosos e insatisfeitos com a vida. Nossa mente fica mais lenta!

Pense em um computador , quando atinge o ponto de sobrecarga, torna-se difícil reverter o processo simplesmente pensando em uma solução, porque isso equivale a abrir mais um programa, sobrecarregando –o com mais uma janela.

O primeiro estágio para recuperar a atenção plena inata tem a ver com retornar ao básico: reaprender a se concentrar em uma coisa de cada vez.

Ao invés de tentar esvaziar a mente, veja se é possível reconhecer que está ocorrendo.  Aos poucos veremos que se voltar para a agitação da mente – tornando-se plenamente consciente dela temos mais opções e mais margem de manobra. Isso dá liberdade para se envolver mais com a vida, lidando com as dificuldades antes que assumam o controle de sua mente.

Vou deixar dois exercícios para você começar esse treino OK.

1º A Meditação da Passa – Link para download: https://goo.gl/NAS8tp

2º Atividades rotineiras que costumam passar despercebidas – Link para download: https://goo.gl/iBWSYX

Fique ligado(a), na próxima semana, vou continuar com esse tema.