Os sentidos são os canais de comunicação entre uma pessoa e o mundo exterior. Prestam informações importantíssimas que constituem a base de nossa aprendizagem. Também nos advertem dos perigos que nos rodeiam e colocam em funcionamento inúmeros mecanismos de proteção pessoal.
Além das funções que nos trazem benefícios, existem outras: proporcionar satisfação, prazer e bem estar físico e psicológico.
Contemplar um bosque do alto das montanhas, assistir a um filme, usufruir da beleza e aroma das flores no entardecer, saborear uma deliciosa fruta ou sentir a carícia das ondas na praia são experiências fortalecedoras da saúde mental.
Outras coisas que devemos considerar:
– Audição – ouça música que o deixe animado e feliz. O volume demasiadamente alto pode prejudicar sua sensibilidade e causar lesão .
– Paladar – dê preferência aos alimentos gostosos e saudáveis, comendo com apetite e na quantidade exata, e assim você ficará satisfeito. Seu organismo o agradecerá e tirará o máximo de proveito.
– Olfato – é o sentido com maior carga emocional, porque o nervo olfativo conecta diretamente os terminais nasais com a área cerebral. Procure aproveitar as experiências felizes sentindo a presença de aromas agradáveis e desfrute muito mais da sensação
– Tato – abrange toda a superfície corporal e é de grande utilidade para alertar de qualquer perigo através de temperaturas elevadas ou por contato direto. É também fonte de prazer.
– Visão – o deleite da visão proporciona paz mental, especialmente quando se observa o mar, as árvores, as plantas, o céu, as nuvens, montanhas, rios, animais etc.
Desfrute dos sentidos. É legítimo e necessário. Mas se o fizer de forma exagerada, a sensação prazerosa perderá a intensidade até desaparecer.
A partir de hoje, perceba cada sentido com muito mais intensidade!