Alegria, medo, raiva, tristeza, surpresa, gratidão, admiração…Todas as emoções ocupam um lugar na nossa vida. No cotidiano, as emoções frequentemente são classificadas em duas categorias: boas ou más, úteis ou inúteis, desejáveis ou indesejáveis.
Quando são mal orientadas podem exercer efeitos negativos sobre a saúde mental ou física. As pessoas que sabem controlar bem as suas emoções tem mais chance de apresentarem boa saúde, viverem muito tempo e cultivarem relações sociais enriquecedoras.
Evitar, fugir, lutar com as emoções contribui para aumentar o nosso mal-estar a longo prazo. Além disso, esse comportamento nos impede de aprender com as nossas emoções . Acolhê-las e nos familiarizarmos com elas é um dos meios de tomar consciência plena e observar o que acontece no corpo, ao invés de uma tendência automática de resposta.
As nossas emoções são excelentes indicadores do que é importante para nós. Quando achamos que as nossas necessidades já foram ou estão sendo satisfeitas, sentimos emoções agradáveis. Quando, ao contrário, temos a impressão de que as nossas necessidades foram contrariadas, sentimos emoções desagradáveis.
Desligar-se destas emoções equivale, portanto, a se desligar destas informações preciosas.
Faça o exercício abaixo para observar e se familiarizar com as suas emoções.
Relembre uma situação em que você tenha vivido uma emoção e preencha os campos abaixo:
– Se fosse um animal, a sua emoção seria………………….
– Se fosse de uma cor, a sua emoção seria………………….
– Se tivesse uma forma, seria……………………………
– Se tivesse textura, seria…………………………………
– Se tivesse cheiro, seria…………………………………..
– Se fosse uma personagem histórica, seria………….
– Qual é a intensidade dela?
Desenhe a sua emoção deixando “o lápis desenhar sozinho”, é ele que vai guiar a sua mão.
Nome da emoção:………………………………………..
Esse exercício irá te ajudar entender melhor suas emoções, em que situações ela surge e o que desperta esse sentimento, sendo ele bom ou ruim. Dessa forma conseguimos controlar melhor as emoções negativas que podem ser nocivas a nossa saúde. Além de nos conhecermos melhor e melhorar nossa inteligência emocional.
Faça o exercício e veja como o entendimento das suas emoções irá trazer mais leveza para sua vida como um todo!