Você vai se surpreender com a quantidade de consequências que a gratidão causa no órgão mais complexo do ser humano ! Vamos criar esse hábito!! O resultado é surpreendente… eu posso garantir.
Há algum tempo , a ciência vem mostrando que o ato de ser grato pode causar alterações em seu cérebro.
Uma pesquisa publicada pela revista científica Neuro lmage, mostrou que o ato de ser grato reflete em uma maior atividade entre os neurônios no córtex pré – frontal medial, uma área que tem grande implicação no planejamento, tomada de decisões e comportamento social.
O neurologista Martin Portner diz que o resultado é imbatível: “o sentimento genuíno de gratidão nos deixa bem por horas”.
A gratidão ativa a liberação de dopamina, um dos neurotransmissores envolvidos no sentimento de recompensa. Eleva também a serotonina, hormônio que nos faz desenvolver o alto –astral.
“A gratidão também estimula, por meio de outra via neural, as vias cerebrais de liberação de ocitocina. O hormônio, que é produzido em uma região do cérebro chamada de hipotálamo, estimula o afeto, traz tranquilidade, reduz a ansiedade, o medo e a fobia, ficando mais fácil controlar os estados mentais”, reforça Martin.
Promovemos a gratidão conscientemente, através de sentimentos positivos.
Vamos treinar o nosso cérebro a exercer a gratidão, quanto mais utilizamos esse sistema, mais o reforçamos!