A palavra “Gratidão” deriva do latim e significa de graça (gratia) ou agradável (gratus). É um sentimento profundo de graça e de reconhecimento de algo agradável que lhe foi oferecido.
A gratidão vai além do “obrigado”. É realmente ser grato às dádivas da vida, mesmo que sejam acontecimentos pequenos ou até mesmo ruins.
Talvez você não saiba, mas a Ciência já provou que esse sentimento traz inúmeros benefícios para o bem estar pessoal, seja ele físico ou mental.
Veja algumas evidências de que ser grato pode desempenhar um papel fundamental na busca pela felicidade.
– CRIE EMPATIA – Um estudo da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, apontou que pessoas gratas são mais propensas a serem mais amáveis e compreensivas mesmo quando as outras não são tão amáveis assim. Elas possuem a capacidade de se colocar no lugar do próximo.
– FORTALECE O EMOCIONAL – A gratidão ajuda a criar mecanismo de proteção mental mais resistentes e a fortalecer o sistema imunológico emocional, como mostrou a pesquisa da Universidade de Utah, nos Estados Unidos.
– MUDA A FORMA DE ENXERGAR O MUNDO – É muito comum focarmos no negativo e nos conflitos. Quando temos o hábito da gratidão refletimos e compreendemos as adversidades da vida, superando –as.
– AJUDA NO TRABALHO – Segundo o psicólogo Bayard Galvão, a gratidão contribui na mudança de postura do profissional. “A tendência é que serão pessoas mais simpáticas, menos arrogantes e mais fáceis de convívio, assim, num momento em que um chefe for promover alguém, a pessoa mais agradável provavelmente será escolhida”, deduz o especialista.